metropoles.com

“Poder transformador”, diz Djamila sobre remição de pena com seu livro

Djamila Ribeiro disse à coluna que “falar com a base é fundamental”; Justiça validou rodas de leitura como remição no sistema carcerário

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
mulher
1 de 1 mulher - Foto: Divulgação

A escritora Djamila Ribeiro afirmou à coluna, nesta terça-feira (29/8), que a decisão da Justiça do Paraná de validar as rodas de leitura como instrumentos de remição de penas evidencia o “poder transformador da educação”.

A 5ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) autorizou um detento a abater doze dias da sentença por ele ter comprovado, em uma roda de leitura na penitenciária, que leu o livro “Pequeno manual antirracista”, de Djamila Ribeiro, a música “Diário de um detento”, do grupo de rap Racionais Mc’s, e o artigo “Carta de Paulo Freire aos professores”.

“Fiquei muito tocada com a decisão, porque sempre acreditei no poder transformador e no papel social da educação. Esse tipo de reconhecimento é o que realmente dá sentido à minha trajetória, que foi fundada nos movimentos de base. Falar com a base é fundamental”, afirmou Djamila.

O Ministério Público do Estado do Paraná alegou que o detento deveria ter produzido um relatório sobre as três obras, além de ter participado da roda de leitura promovida pela Faculdade Alfa de Umuarama, e pediu à Justiça para anular a remição de pena.

Por unanimidade, a 5ª Câmara Criminal do TJPR validou a decisão de primeira instância, negou o recurso apresentado pelo MP e manteve a remição de doze dias. A decisão, do último dia 11, foi divulgada nesta segunda-feira (28/8).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?