Podemos manterá candidatura de Arthur do Val ao governo de São Paulo
Sigla de Sergio Moro também garantirá independência a ex-integrantes do MBL; documento será assinado na quarta-feira (26/1)
atualizado
Compartilhar notícia
O Podemos manterá a candidatura de Arthur do Val, o Mamãe Falei, para o governo paulista e garantirá independência a ex-integrantes do MBL. O acordo consta de uma carta que será assinada pelas cúpulas de Podemos e MBL nesta quarta-feira (26/1), na entrada da cúpula do movimento no partido de Sergio Moro.
Segundo a carta, o Podemos vai assegurar ao MBL “especialmente vagas para disputa dos cargos de governador e vice-governador de São Paulo”, além de senador e deputado federal. O acordo será assinado pela presidente do Podemos, Renata Abreu, e pelo coordenador nacional do MBL, Rubinho Nunes.
O documento prevê também “igualdade de condições” entre os recém-chegados à legenda e os quadros do Podemos. O deputado estadual Arthur do Val pretende levar até o fim sua candidatura ao Palácio dos Bandeirantes.
Em um acordo incomum na política partidária, o Podemos promete respeitar “incondicionalmente” os posicionamentos dos parlamentares eleitos que forem indicados pelo MBL.
A sigla de Moro afirma que isso acontecerá “ainda que suas posições eventualmente conflitem com diretrizes ou fechamento de questão do partido”. O fechamento de questão é uma medida dura que uma legenda toma quando parlamentares contrariam a orientação da cúpula partidária. O gesto costuma levar à expulsão.
O Podemos vinha trabalhando para arrumar um palanque para Moro em São Paulo. No momento, não existe acordo para alinhar os projetos presidenciais do ex-juiz com o do tucano João Doria, o que afastou o Podemos da chapa que Rodrigo Garcia, vice de Doria, organiza para a disputa do governo paulista.