metropoles.com

Podemos libera voto em Lula e em Bolsonaro no 2º turno

No primeiro turno, partido apoiou Simone Tebet, do MDB

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Arte/Yanka Romao
Lula e Bolsonaro
1 de 1 Lula e Bolsonaro - Foto: Arte/Yanka Romao

O Podemos decidiu nesta quinta-feira (6/10) liberar seus filiados para apoiar Lula ou Jair Bolsonaro no segundo turno presidencial. A autonomia dos filiados valerá também para as eleições estaduais.

“Em respeito às realidades regionais, no segundo turno o partido definiu pela liberação de seus dirigentes, prefeitos, parlamentares e filiados para o apoio às candidaturas estaduais e presidencial”, disse o partido.

No primeiro turno presidencial, o Podemos apoiou a senadora Simone Tebet, do MDB, que nesta quarta-feira (5/10) declarou apoio a Lula.

Na quarta-feira (5/10), o União Brasil e o MDB também haviam liberado seus filiados para apoiarem Lula ou Jair Bolsonaro. O PSD caminha para fazer o mesmo. Por enquanto, Lula recebeu apoios partidários do PDT e do Cidadania, enquanto Bolsonaro não foi apoiado por nenhuma sigla.

O presidente fez duas novas alianças importantes, com o reeleito Romeu Zema, de Minas Gerais, e o derrotado Rodrigo Garcia, de São Paulo, que, até dezembro, comanda a máquina estadual.

Lula, por sua vez, recebeu o apoio de Simone Tebet, do MDB, e de Ciro Gomes, do PDT, que ficaram em terceiro e quarto lugar na eleição de primeiro turno ao Planalto, respectivamente. O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso também pediu voto em Lula. Os economistas que criaram o Plano Real também estão em peso com Lula, a exemplo de Persio Arida, Edmar Bacha, Pedro Malan e Armínio Fraga. O governador do Pará, Helder Barbalho, mais votado do país, idem.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?