metropoles.com

Podcast conta casos de vítimas da escravidão contemporânea no Brasil

Podcast “O labirinto”, da Repórter Brasil, foi lançado nessa semana e terá seis episódios com histórias de escravidão contemporânea

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/Repórter Brasil/Arquivo Pessoal
Arquivo Pessoal Pureza
1 de 1 Arquivo Pessoal Pureza - Foto: Reprodução/Repórter Brasil/Arquivo Pessoal

Um podcast lançado na semana passada pela Repórter Brasil vai mostrar, a cada episódio, histórias de brasileiros vítimas da escravidão contemporânea no país.

“No labirinto”, nome da produção narrada pela jornalista Cláudia Jardim, terá seis episódios semanais, lançados sempre às segundas-feiras nas principais plataformas de áudio.

O primeiro episódio do podcast, que foi ao ar na última segunda-feira (13/5), conta a história de Pureza Lopes Loyola, uma camponesa maranhense que peregrinou por mais de três anos entre fazendas do Maranhão e do Pará em busca do filho Abel, que um dia saiu para trabalhar e desapareceu. Ele estava sendo escravizado.

A saga de Pureza já havia sido narrada no filme que leva o nome dela, dirigido por Renato Barbieri, protagonizado pela atriz Dira Paes e lançado em 2022. Em 1997, a maranhense recebeu, em Londres, o Prêmio Anti-Escravidão da Anti-Slavery International, a mais antiga e respeitada ONG que milita nessa área no mundo.

A produção da Rádio Batente, central de podcasts da Repórter Brasil, também vai incluir histórias de escravizados em trabalho doméstico, indústria têxtil e agricultura.

 

Já segue a coluna no Instagram? E no Twitter?

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?