Podcast conta casos de vítimas da escravidão contemporânea no Brasil
Podcast “O labirinto”, da Repórter Brasil, foi lançado nessa semana e terá seis episódios com histórias de escravidão contemporânea
atualizado
Compartilhar notícia
Um podcast lançado na semana passada pela Repórter Brasil vai mostrar, a cada episódio, histórias de brasileiros vítimas da escravidão contemporânea no país.
“No labirinto”, nome da produção narrada pela jornalista Cláudia Jardim, terá seis episódios semanais, lançados sempre às segundas-feiras nas principais plataformas de áudio.
O primeiro episódio do podcast, que foi ao ar na última segunda-feira (13/5), conta a história de Pureza Lopes Loyola, uma camponesa maranhense que peregrinou por mais de três anos entre fazendas do Maranhão e do Pará em busca do filho Abel, que um dia saiu para trabalhar e desapareceu. Ele estava sendo escravizado.
A saga de Pureza já havia sido narrada no filme que leva o nome dela, dirigido por Renato Barbieri, protagonizado pela atriz Dira Paes e lançado em 2022. Em 1997, a maranhense recebeu, em Londres, o Prêmio Anti-Escravidão da Anti-Slavery International, a mais antiga e respeitada ONG que milita nessa área no mundo.
A produção da Rádio Batente, central de podcasts da Repórter Brasil, também vai incluir histórias de escravizados em trabalho doméstico, indústria têxtil e agricultura.
Já segue a coluna no Instagram? E no Twitter?