Podcast conta a história do procurador morto no fim da ditadura
O podcast “Morto pela Causa” conta a história do procurador da República Pedro Jorge, morto em 1983 após denunciar o escândalo da mandioca
atualizado
Compartilhar notícia
Será lançado hoje o primeiro episódio do podcast “Morto pela Causa”, que conta a história do procurador da República Pedro Jorge, morto em 1983 após denunciar o escândalo da mandioca, um dos maiores de corrupção do fim da ditadura.
Ao sair de uma padaria em Olinda, no dia 3 de março de 1982, Pedro Jorge de Melo e Silva foi assassinado a tiros por vingança pela denúncia que fez contra dois policiais militares de Pernambuco, um deputado estadual e outras 21 pessoas envolvidas no desvio de recursos do Banco do Brasil para financiamento agrícola.
O esquema de corrupção ficou conhecido como Escândalo da Mandioca porque os criminosos fraudavam empréstimos de incentivo à agricultura simulando plantio de mandioca, feijão e cebola.
Narrado pelo jornalista Tonico Ferreira, que cobriu o caso na época para a TV Globo, o podcast “Morto pela Causa” conta a história do assassinato ao julgamento dos pistoleiros, suas motivações e desdobramentos para os procuradores brasileiros.
O podcast foi produzido pela Associação Nacional dos Procuradores da República, pela Fundação Pedro Jorge e pela Trovão Mídia.