PM garante jogos da Libertadores no mesmo dia no Rio de Janeiro
Conmebol marcou jogos da Libertadores para o dia 18/9 e houve temor de que alguma partida fosse desmarcada por falta de segurança
atualizado
Compartilhar notícia
A Polícia Militar do Rio de Janeiro garantiu que a capital fluminense terá condições de receber duas partidas da Copa Libertadores no mesmo dia. A Conmebol marcou dois jogos para o dia 18 de setembro, um começando às 19h no Maracanã e outro às 21h30, no Nilton Santos. Os estádios ficam distantes cerca de 8 km um do outro e o principal modal usado pelas torcidas é o trem.
O anúncio foi feito nesta segunda-feira (26/8) e gerou incertezas nos clubes com a possibilidade da suspensão de algumas das partidas. Em princípio, evita-se fazer duas partidas de grande apelo na mesma data. Os confrontos, Fluminense x Atlético/MG e Botafogo x São Paulo são válidos pelas quartas de final da Libertadores.
Segundo a PM, a corporação “possui a expertise de décadas de atuação na segurança nesse tipo de contexto”. E que “uma estratégia de policiamento está sendo traçada, visando a escolta das delegações dos clubes, das equipes de arbitragem, assim como das torcidas organizadas, rotinas estas conduzidas historicamente pelo Batalhão Especializado em Policiamento em Estádios (BEPE), referência nacional em seu universo de atuação”.
Além disso, informou que “os batalhões das áreas onde serão realizadas as partidas – 3º BPM (Méier) e 6º BPM (Tijuca) – também contarão com reforço de efetivo e estarão intensificando o policiamento em seus perímetros de atuação”. E acrescentou que as as demais unidades especializadas da corporação estarão mobilizadas.
O Ministério Público, através de nota, disse que irá “monitorar a execução dos planos de ação e contingências das partidas e reprimir eventuais condutas irregulares e ou ilícitas”.