metropoles.com

Planalto usou avião da FAB para transportar pintura de Bolsonaro

Quadro de bolsonarista apareceu em live do presidente e com Carlos Bolsonaro no Planalto; Presidência não detalhou trajeto do voo da FAB

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Quadro em homenagem a Jair Bolsonaro transportado de FAB para o Planalto
1 de 1 Quadro em homenagem a Jair Bolsonaro transportado de FAB para o Planalto - Foto: Reprodução

O Palácio do Planalto usou avião da Força Aérea Brasileira (FAB) para transportar pintura em homenagem a Jair Bolsonaro. O voo para levar o quadro da bolsonarista Lucimary Billhardt, que faz representações curiosas de integrantes do governo, aconteceu em fevereiro. O objeto foi colocado ao fundo de uma live do presidente no Planalto no último dia 17. A história foi revelada pelo perfil Bolsoregrets, do Twitter.

A coluna confirmou o caso obteve mais dados por meio da Lei de Acesso à Informação. A Presidência, que não detalhou o trajeto do voo da FAB, afirmou na resposta à solicitação da coluna que não houve custos para transportar a pintura. Questionado sobre quem seria o homem que usava uma máscara da FAB ao buscar a pintura na casa de Lucy, o Planalto disse apenas que o servidor não é da Presidência. O Planalto não respondeu de quem partiu o pedido para transportar a ilustração.

live Jair Bolsonaro com quadro de presente ao fundo

A pintura traz Bolsonaro duas vezes ao lado de uma águia gigante e sorridente. No primeiro plano, o presidente segura uma caneta Bic, enquanto é admirado por si mesmo em um quadro que emula o Salão Nobre do Palácio do Planalto. Na assinatura, uma indicação clara do desejo da criadora: “Jair M Bolsonaro 2020 – 2026”. Provavelmente, Lucy queria dizer 2019 – 2026, num cenário em que o presidente será reeleito.

Segundo a artista, o quadro representa “Bolsonaro pegando o Brasil destruído no fundo, olhando para o futuro, com olhos, persistência e fé da águia. Vê a si próprio no já eleito! Jesus está aí contigo!”. Além de compor a live presidencial no último dia 17, o quadro apareceu nas mãos de Carlos Bolsonaro no Planalto dois dias depois.

Carlos Bolsonaro com quadro em homenagem a Jair Bolsonaro transportado de FAB para o Planalto

Lucy já retratou diversos integrantes do governo. Bolsonaro foi o personagem mais frequente, mas a artista também já pintou Tereza Cristina, ex-ministra da Agricultura, Rogério Marinho, ex-ministro do Desenvolvimento Regional, e Tarcísio de Freitas, ex-ministro da Infraestrutura. Há ainda desenhos do ex-presidente americano Donald Trump.

No início do mês, Lucy ficou irritada depois que a deputada Carla Zambelli elogiou uma “caricatura” em que aparecia com Bolsonaro à frente do STF, com uma estátua da Justiça estranhamente parecida com o procurador-geral da República, Augusto Aras. “Não entendo, sinceramente, a tua atitude, Carla. Minha pintura não é caricatura, representa a luta de vocês contra a falsa justiça no Brasil, e com Bolsonaro e Jesus temos a verdadeira!”.

Pintura Jair Bolsonaro e Carla Zambelli

Já leu todas as notas e reportagens da coluna hoje? Clique aqui.

Siga a coluna no Twitter e no Instagram para não perder nada.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?