metropoles.com

Planalto já admite entregar Desenvolvimento Social para o Centrão

Entorno de Lula tenta convencer presidente a entregar o Ministério do Desenvolvimento Social a um político que tenha “o coração do governo”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Imagem colorida do presidente Lula olhando para baixo e colocando a mão no bolso do terno - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida do presidente Lula olhando para baixo e colocando a mão no bolso do terno - Metrópoles - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Caiu a resistência no Palácio do Planalto à ideia de entregar o Ministério do Desenvolvimento Social para um representante do Centrão. Integrantes da cozinha palaciana disseram a Lula que não seria arriscado passar o comando da pasta a um político com “o coração do governo”.

A expressão, usada por um dos conselheiros mais próximos a Lula, aponta para a possibilidade de o Republicanos levar o ministério responsável pelas políticas sociais do governo. A bancada do partido na Câmara indicou Silvio Costa Filho para assumir uma pasta na Esplanada.

Costa Filho é descrito no Republicanos como “o mais petista” dos políticos do partido. Lula conhece o deputado de Pernambuco há anos e tem muito carinho por ele. A proximidade destoa da relação com o indicado do PP para a Esplanada. O presidente não sabia quem era André Fufuca e precisou pedir as credenciais do pepista a aliados do governo.

Hoje, o Desenvolvimento Social é chefiado pelo petista Wellington Dias. Lula e a cúpula do Planalto têm avaliação negativa sobre o desempenho de Dias. No Planalto, dizem que ele não entendeu o alcance da pasta e implementou programas inócuos na área social.

O ministério foi cortejado por Simone Tebet na transição governamental, mas a bancada de deputados do PT se rebelou contra a possibilidade e fez chegar a Lula que não aceitaria alguém de fora do partido no comando da pasta. Dias atrás, o líder do governo no Senado, Jaques Wagner, disse que “tende a zero” a chance de o Centrão assumir a área social do governo.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?