metropoles.com

Planalto comanda rede pró-Bolsonaro de 6 mil celulares no WhatsApp

O Palácio do Planalto tem uma rede oficial de disparos de WhatsApp com conteúdo pró-Bolsonaro

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Parte externa do Palacio do Planalto - Metrópoles
1 de 1 Parte externa do Palacio do Planalto - Metrópoles - Foto: null

O Palácio do Planalto tem uma rede oficial de disparos de WhatsApp com conteúdo pró-Bolsonaro para 6,6 mil números de celular. Nos 45 dias de campanha, o Planalto enviou em média quatro mensagens por dia, que exaltavam o governo e as pessoas de Jair Bolsonaro e Michelle Bolsonaro.

Até o último dia 15, 6.615 celulares recebiam o conteúdo, por meio de 36 grupos no WhatsApp.

Entre as 182 mensagens enviadas durante a campanha eleitoral, de 16 de agosto até esta sexta-feira (30/9), o governo Bolsonaro e teorias de direita foram defendidas diversas vezes.

Em 4 de setembro, uma mensagem dava justificativas históricas para o golpe militar de 1964, alegando que o episódio foi “um dos mais importantes da nossa história”. O texto não citou o termo “golpe”.

A ditadura militar durou duas décadas e foi comandada por presidentes militares sem voto popular. As violências da ditadura, como tortura, censura e fechamento do Congresso, foram omitidas.

No dia 7 de setembro, o Planalto aproveitou o Bicentenário da Independência para afirmar que a liberdade do Brasil “sempre estará em risco”. O discurso segue a linha de Jair Bolsonaro, que costuma citar a suposta liberdade para atacar o STF e a Justiça Eleitoral.

Já no dia 16, o governo divulgou no WhatsApp o Dia Nacional do Caminhoneiro, eleitorado que votou em peso em Jair Bolsonaro em 2018. “A data é lembrada com programas e ações para beneficiar os caminhoneiros”, disse a mensagem.

Em 18 e 20 de setembro, o Planalto divulgou as viagens de Jair e Michelle Bolsonaro para os Estados Unidos e para a Inglaterra. O discurso de Bolsonaro na sede das Nações Unidas, em Nova York, foi citado ressaltando o “combate à corrupção”.

A imprensa destacou mentiras do presidente nessa fala. Na viagem à Inglaterra para o funeral da rainha Elizabeth, o Planalto compartilhou fotos de Jair e Michelle Bolsonaro.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?