metropoles.com

PGR interina tira cargo de procurador que deu desconto à J&F

Ronaldo Albo, procurador que propôs desconto de R$ 6,8 bilhões à J&F, perdeu cargo de coordenador de câmara de revisão do Ministério Público

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Carlos Moura/STF
Em foto colorida, a subprocuradora-geral da República Elizeta Ramos, que assumiu interinamente a PGR no lugar de Augusto Aras
1 de 1 Em foto colorida, a subprocuradora-geral da República Elizeta Ramos, que assumiu interinamente a PGR no lugar de Augusto Aras - Foto: Carlos Moura/STF

A procuradora-geral da República interina, Elizeta Ramos, tirou o cargo de coordenador do procurador Ronaldo Albo, que propôs um desconto de R$ 6,8 bilhões no acordo de leniência da J&F com o Ministério Público Federal (MPF).

Albo era coordenador da 5ª Câmara de Coordenação e Revisão do MPF, mas vinha sendo criticado por outros procuradores do grupo. Os demais chegaram a comunicar que não iriam fazer novas reuniões enquanto Albo estivesse à frente da câmara de revisão, que lida com casos de corrupção.

Para solucionar o conflito, Elizeta pediu que ele renunciasse, mas Albo resistiu. Ela então sugeriu uma renúncia coletiva, para refazer a composição atual da 5ª Câmara, mas o procurador também não gostou da ideia. Por fim, Elizeta tirou Albo do cargo e colocou em seu lugar Alexandre Camanho de Assis, outro integrante da 5ª Câmara.

Albo é nome de confiança do ex-PGR Augusto Aras, que acaba de deixar o cargo. O grupo ligado a Aras se incomodou com a destituição de Albo como coordenador e tem criticado a gestão de Elizeta, que assumiu há uma semana.

O Conselho Institucional do Ministério Público anulou a revisão do acordo da J&F proposta por Albo após a repercussão negativa. Pessoas próximas a Albo defendem que houve erros na base de cálculo do acordo, que não deveria beneficiar fundos de pensão, e que sua decisão teria sido técnica.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?