metropoles.com

PGR denuncia em 15 dias oficiais da PMDF envolvidos no 8/1

PGR fará primeira denúncia de agentes da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) em 15 dias

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Breno Esaki/Metrópoles
Ex-comandante de Operações da PMDF e atualmente preso, coronel Jorge Eduardo Naime presta depoimento na CPI dos Atos Antidemocráticos do dia 8 de Janeiro 6
1 de 1 Ex-comandante de Operações da PMDF e atualmente preso, coronel Jorge Eduardo Naime presta depoimento na CPI dos Atos Antidemocráticos do dia 8 de Janeiro 6 - Foto: Breno Esaki/Metrópoles

A Procuradoria-Geral da República fará a primeira denúncia de agentes da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) envolvidos na tentativa de golpe do 8 de Janeiro em 15 dias. O prazo da primeira denúncia contra autoridades foi revelado pelo subprocurador-geral da República Carlos Frederico Santos, em entrevista à coluna. Outras fontes da PGR informaram que as primeiros acusados serão da polícia.

Responsável pelo inquérito do 8 de Janeiro, Santos disse que a PGR definiu três grupos de análise sobre os envolvidos nos atos terroristas: os instigadores, os executores e as autoridades. Este último grupo, para o subprocurador, deve receber a maior punição dentre os três.

“As autoridades que praticaram, ou participaram, ou aderiram a esses atos tinham plena consciência. É uma investigação que tem que ser feita de forma mais refinada, mas estamos fazendo e em breve, nos próximos 15 dias, espero que tenhamos uma resposta”, disse Santos.

O grupo de autoridades, segundo o subprocurador, é composto por civis e militares e que serão denunciados por tentativa de golpe e de ruptura do regime democrático. Dentro da PMDF são investigados: Jorge Eduardo Naime, ex-comandante de Operações da corporação, o coronel Fábio Augusto Vieira, comandante-geral da PMDF, e Marcelo Casimiro, comandante do Batalhão da Esplanada.

Assista ao trecho da fala de Carlos Frederico Santos abaixo.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?