metropoles.com

PGR dá parecer sobre caso inédito de arbitragem da JBS em 24 horas

Agilidade do parecer contrasta com ineditismo do caso

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
João Américo/PGR/MPF
Sede da PGR em Brasília
1 de 1 Sede da PGR em Brasília - Foto: João Américo/PGR/MPF

O subprocurador Antonio Carlos Simões Martins Soares, da Procuradoria-Geral da República, entregou um parecer solicitado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) em 29 horas e 21 minutos. A agilidade contrasta com o ineditismo do caso, o que, em tese, demandaria mais tempo de análise.

O parecer era sobre um conflito de competência de arbitragens que é inédito no Brasil e que tem cifras bilionárias: uma disputa entre a JBS e acionistas minoritários.

A JBS ingressou no STJ no final do ano passado questionando o conflito entre a arbitragem aberta por ela, em 2021, e uma outra, de 2017, aberta por acionistas minoritários.

Ambos procedimentos têm o propósito de apurar responsabilidades civis por danos dos ilícitos indicados nos acordos de delação premiada e de leniência estabelecidos com o MPF em 2017.

A arbitragem da JBS pede ressarcimento aos controladores (J&F, irmãos Batista) e diretores jurídico e financeiro à epoca dos valores que teve que pagar devido à delação premiada e ao acordo de leniência. No primeiro pedido de arbitragem, os minoritários não haviam pedido aos irmãos Batista e aos diretores.

O ministro Marco Aurélio Bellize concedeu liminar, suspendendo a arbitragem dos minoritários — que possuem 0,260036% das ações.

O relator demorou 25 dias para analisar o tema e soltar a liminar. No caso do MPF, os autos do processo foram disponibilizados às 9h29 do dia 10 de maio e o parecer voltou, pronto, às 14h50, do dia seguinte, com posicionamento contrário ao relator.

Procurado, o gabinete do subprocurador afirmou que enviaria uma explicação por escrito sobre a agilidade da decisão, o que não foi feito. O espaço está aberto a manifestações.

Já leu todas as notas e reportagens da coluna hoje? Clique aqui.

Siga a coluna no Twitter e no Instagram para não perder nada.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?