metropoles.com

PF vê indícios de peculato e enriquecimento ilícito de Bolsonaro

Investigadores da PF veem vendas no exterior como indícios de que ex-presidente atuou em “conluio” para seu enriquecimento ilícito

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Imagem colorida de Jair Bolsonaro segurando presente saudita - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de Jair Bolsonaro segurando presente saudita - Metrópoles - Foto: Reprodução

Ex-ajudantes de ordens atuaram em conluio com Jair Bolsonaro, e seu advogado, Frederick Wassef, para cometer crimes de peculato e enriquecimento ilícito, segundo investigadores da Polícia Federal (PF).

No relatório que deu origem aos pedidos de busca e apreensão efetuados nesta sexta-feira (11/8), a PF aponta que as mensagens trocadas entre os ex-assessores mostram que havia “um esquema de peculato para desviar ao acervo privado do ex-Presidente da República, Jair Bolsonaro, os presentes de alto valor recebidos de autoridades estrangeiras, para posterior venda e enriquecimento ilícito do ex-Presidente”.

Para os investigadores, o que ocorreu com a venda de presentes no exterior do país, objeto da operação, foi um desvio de bens de alto valor patrimonial entregues por autoridades estrangeiras ao ex-presidente da República “ou agentes públicos a seu serviço” e posterior ocultação com o fim de enriquecimento ilícito.

Além disso, a PF encontrou mensagens que demonstram que Marcelo Camara e Mauro Cid, ex-ajudantes de ordens, tinham plena ciência das restrições legais da venda dos bens no exterior, como em uma comunicação em que Camara diz: “O problema é depois justificar para onde foi. Se eu informar para a comissão da verdade. Rapidamente vai vazar”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?