metropoles.com

PF se recusa a enviar à CPI inquérito pedido por Ciro Nogueira

Delegado alegou necessidade de “conservar imagem do investigado perante a sociedade”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Geraldo Magela/Agência Senado
Senador Ciro Nogueira (PP-PI) em comissão no Senado. Ele aparece falando ao microfone e mexendo em papéis, de terno azul escuro - Metrópoles
1 de 1 Senador Ciro Nogueira (PP-PI) em comissão no Senado. Ele aparece falando ao microfone e mexendo em papéis, de terno azul escuro - Metrópoles - Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

A Polícia Federal em Roraima negou enviar à CPI da Covid inquéritos em andamento sobre a pandemia. Em documento encaminhado nesta quarta-feira à comissão, a PF alegou necessidade de “conservar a imagem do investigado perante a sociedade”.

O pedido de acesso integral às investigações sigilosas havia sido feito no fim de abril pelo senador Ciro Nogueira, do PP do Piauí. Integrante da ala governista, Nogueira tenta colocar estados e municípios sob os holofotes da CPI e, assim, diminuir o desgaste do governo Bolsonaro.

“Tal solicitação não pode ser atendida por expresso comando legal e por violar princípios constitucionais relacionados ao sigilo do inquérito policial como um direito do investigado, um princípio que deve ser seguido em prol de sua dignidade e em conservar a imagem do investigado perante a sociedade, seguindo os preceitos do bom senso”, escreveu o delegado Renan Albuquerque, da Superintendência da PF em Roraima, no último dia 2.

O delegado também argumentou que o compartilhamento das investigações poderia “marcar” o investigado por muito tempo.

“A exposição da investigação e do investigado, por si só, gera um rótulo para o indivíduo, rótulo que pode permanecer por longas datas. Essa maneira de marcar a pessoa, considerada uma teoria de etiquetamento, ou labeling approach, tende a perdurar mesmo nos casos em que o indivíduo, ao final da investigação e do processo penal, é considerado inocente”, seguiu Albuquerque.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?