metropoles.com

PF quer mandato de dois anos para diretor-geral

A proposta foi apresentada pelo chefe da PF, Andrei Rodrigues, nessa semana, às entidades da classe

atualizado

Compartilhar notícia

PF/Divulgação
Polícia Federal prende foragido no aeroporto
1 de 1 Polícia Federal prende foragido no aeroporto - Foto: PF/Divulgação

O projeto de lei orgânica da Polícia Federal propõe um mandato de dois anos para o diretor-geral da corporação. A proposta foi apresentada pelo chefe da PF, Andrei Rodrigues, nessa semana, às entidades da classe.

A PF não tem uma lei orgânica com diretrizes para a carreira e conduta de delegados e agentes pelo Brasil.

O mandato de dois anos, argumenta a PF, garantiria a independência da corporação em relação ao presidente da República, que é quem nomeia o chefe da PF.

O projeto prevê também a proibição da atuação político-partidária dos integrantes da Polícia Federal e pede que o diretor-geral tenha mandato de dois anos, garantindo a independência em relação ao presidente da República, que é quem nomeia o chefe da PF.

A proposta pede também que o diretor-geral tenha atribuição de nomear os superintendentes estaduais e decidir sobre a ocorrência de concursos.

O projeto também pede que a lei orgânica estabeleça, obrigatoriamente, que uma hora do expediente do agente ou delegado da Polícia Federal deve ser destinada para a prática de exercícios físicos.

“Uma hora do expediente destinada à prática da atividade física institucional, a qual será realizada em horário previamente aprovado e de acordo com o interesse do serviço”, diz a proposta.

O projeto foi apresentado para as entidades da classe, que poderão opinar no texto da proposta de lei. Após a aprovação da proposta pelos policiais federais, ele será apresentado ao Ministério da Justiça, que terá a atribuição de apresentar ao Congresso Nacional.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?