metropoles.com

PF prende empresário líder de entidade fundada por Doria

Empresário Patrick Burnett é presidente do Lide Inovação, braço do Lide, fundado por Doria; PF prendeu 14 suspeitos de fraude bilionária

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/Lide
Patrick Burnett, presidente do Lide Inovação
1 de 1 Patrick Burnett, presidente do Lide Inovação - Foto: Divulgação/Lide

O empresário Patrick Burnett, presidente do Lide Inovação, foi preso pela Polícia Federal na quarta-feira (28/8) por suspeita de fraudes financeiras. O Lide é um grupo empresarial fundado pelo ex-governador de São Paulo João Doria e presidido por um filho de Doria, João Doria Neto. Em nota à coluna, o Lide afirmou que Burnett não tinha função executiva. Leia a íntegra da manifestação ao fim desta reportagem.

A Polícia Federal no estado de São Paulo prendeu Patrick Burnett e outros 13 suspeitos de movimentarem ilegalmente R$ 7,5 bilhões em fraudes financeiras. Burnett é creditado pelo Lide Inovação, um dos braços do Lide, como presidente. O cargo do empresário foi destacado em um informativo semanal do Lide em maio. “O empresário Patrick Burnett é o novo presidente do Lide Inovação e passa a integrar o Comitê de Gestão do Lide”, afirmou a newsletter.

No site do Lide, o presidente do Lide Inovação consta como curador do evento “Avanços tecnológicos facilitando a vida das pessoas”, uma das edições do “Seminário Lide”. O evento acontecerá nas próximas três semanas.

Fundado pelo ex-governador de São Paulo João Doria em 2003, o Lide se define como defensor da “defesa dos princípios éticos de governança nas esferas pública e privada”. Atualmente, Doria é “co-chairman” da entidade empresarial, que é comandada atualmente por seu filho João Doria Neto. Para integrar o Lide, empresas precisam faturar no mínimo R$ 200 milhões por ano.

(Atualização às 18h36 de 29 de agosto de 2024: Em nota, o Lide afirmou: “Membro do Lide Inovação (uma área de atuação de conteúdo, cuja função é voluntária), Patrick Brunett não é contratado e nunca teve qualquer função executiva no Lide. O curador de áreas de atuação auxilia na proposição de temas/assuntos que pautam eventos do respectivo setor. A posição é consultiva (sem remuneração), com ocupação inicial prevista de dois anos”.)

(Atualização às 18h36 de 29 de agosto de 2024: Em nota, o Inove Global Group afirmou: “A empresa nega veementemente os fatos imputados pelas autoridades policiais e veiculados pela imprensa. É importante ressaltar que as medidas tomadas até o momento pelas autoridades foram unilaterais, sem que os argumentos da empresa fossem ouvidos. Comprometidos com princípios éticos, o Inove Global Group e seu sócio atuam no ramo da tecnologia ligada a meios de pagamento há mais de sete anos, buscando trazer inovação e acessibilidade para seus clientes, e jamais estiveram ligados a qualquer atividade criminosa, colocando-se à disposição das autoridades para colaborar com o deslinde das investigações, a fim de que os fatos sejam esclarecidos em sua integralidade”.)

(Atualização às 19h59 de 29 de agosto de 2024: Em nota, o Lide afirmou: “O Lide esclarece que não tem qualquer relação com os fatos apontados no âmbito da Operação Concierge, realizada em Campinas (SP). O empresário Patrick Burnett, filiado ao Lide – que possui mais de 4.800 associados no Brasil e no exterior – foi afastado temporariamente do Lide Inovação, no qual atuava como consultor em tecnologia, até que sejam concluídas todas as investigações. Patrick Burnett não possui vínculo empregatício e não exerce função remunerada no Lide.)

Receba o conteúdo da coluna no seu WhatsApp

Siga a coluna no Instagram

Siga a coluna no Twitter

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?