PF faz busca em gabinete e apartamento de deputado
Operação da PF mira Jair Bolsonaro e prendeu 5 ex-assessores do ex-presidente; investigação apura falsificação de dados de vacina da Covid
atualizado
Compartilhar notícia
O deputado Gutemberg Reis, do MDB do Rio de Janeiro, teve o gabinete e o apartamento funcional em Brasília alvos de busca e apreensão da Polícia Federal (PF) nesta quarta-feira (3/5). A operação, que apura falsificação de dados de vacina da Covid, também mira Jair Bolsonaro e prendeu cinco ex-assessores do ex-presidente.
Segundo a PF, Reis teria falsificado seu cartão de vacina. Ele nega qualquer irregularidade e se diz surpreso com a operação. Reis disse a auxiliares que estimulou publicamente a vacinação contra a Covid e que usou o cartão de vacina normalmente para viajar com a comitiva de Lula à China no mês passado.
Reis é irmão do ex-prefeito de Duque de Caxias Washington Reis, secretário estadual de Transportes do Rio de Janeiro. O secretário de Governo de Duque de Caxias, João Carlos de Sousa Brecha, foi preso pela PF mais cedo.
Reis entregou o celular e as senhas do aparelho à PF, após buscas em seu gabinete e no apartamento funcional parlamentar em Brasília, e prometeu colaborar com as investigações.
Nesta quarta-feira (4/5), a PF deflagrou a operação Venire. Segundo a corporação, falsificaram dados de vacina da Covid o ex-presidente Jair Bolsonaro; sua filha mais nova, Laura Bolsonaro; Mauro Cid, um dos auxiliares de Bolsonaro presos; a esposa de Cid; e a filha de Cid.