PF decide encerrar apuração contra senador aliado de Lula
PF havia pedido abertura de inquérito sobre irregularidades em serviços postais, mas solicitou arquivamento após diligências preliminares
atualizado
Compartilhar notícia
A Polícia Federal pediu ao ministro Luiz Fux, do STF, o arquivamento de uma investigação sobre supostas irregularidades em gastos do senador Flávio Arns, do PSB do Paraná, em serviços postais. A solicitação está em um relatório apresentado ao ministro na segunda-feira (5/8). O caso tramita em segredo de Justiça no Supremo.
Como mostrou a coluna em maio, a própria PF havia pedido a Fux a abertura de um inquérito contra Arns. A manifestação da corporação foi feita com base em uma notícia de fato protocolada em seu sistema eletrônico e apontou como “extremamente elevados” e “não condizentes com a realidade” os gastos do senador com correios, na cota de correspondência parlamentar.
A petição apontou que, só em março de 2023, Arns gastou R$ 19,7 mil reais com serviços do tipo. No ano passado como um todo, as despesas do gênero foram de R$ 40,1 mil. O senador negou irregularidades.
O pedido por instauração de inquérito teve parecer contrário da Procuradoria-Geral da República. O órgão defendeu que fosse feita uma investigação preliminar sobre o caso, com envio de ofício ao Senado para colher informações sobre a cota de correspondência dos senadores e a prestação de contas de Arns nessa rubrica. Fux autorizou as apurações preliminares.
Depois dessas diligências iniciais, no entanto, a PF elaborou um relatório conclusivo a Luiz Fux com pedido de arquivamento, enviado a ele nessa segunda.
“Compulsando detidamente os autos, especialmente as informações prestadas pela Advocacia do Senado Federal, verifica-se não se ter logrado êxito em confirmar, mesmo que em sede preliminar, hipótese de comportamento delitivo praticado, em tese, pelo Senador Flávio José Arns”, disse a PF.
Nessa terça-feira (6/8), Fux abriu prazo de 15 dias para a PGR se manifestar sobre as conclusões da PF.
Receba o conteúdo da coluna no seu WhatsApp