metropoles.com

PF abre processo interno contra Anderson Torres por apreensão de aves

Polícia Federal (PF) apura “repercussão negativa” por apreensão de aves na casa de ex-ministro da Justiça Anderson Torres

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles
PF Anderson Torres ex-secretário de Segurança Pública do DF, Anderson Torres depõe na 11ª reunião da CPMI do 8 de Janeiro - Metrópoles
1 de 1 PF Anderson Torres ex-secretário de Segurança Pública do DF, Anderson Torres depõe na 11ª reunião da CPMI do 8 de Janeiro - Metrópoles - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

A Polícia Federal (PF) abriu um processo administrativo disciplinar contra o ex-ministro da Justiça e delegado Anderson Torres para apurar se a apreensão de 55 aves de Torres gerou repercussão negativa para a imagem da corporação. A investigação interna foi aberta no mês passado.

Segundo a PF, há suspeitas de que a operação ambiental contra Torres, servidor de carreira do órgão, tenha gerado “possível exposição negativa da imagem da PF”. A corporação se baseou em um trecho da lei dos policiais federais, de 1968, que define transgressão disciplinar como um ato que gere “escândalo” ou que contribua para “comprometer a função policial”.

A Coordenação-Geral de Comunicação Social da PF recebeu um pedido da Corregedoria para fazer um levantamento de reportagens sobre a apreensão na casa de Torres que causaram repercussão negativa para a corporação.

A operação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) apreendeu 55 pássaros na casa do ex-ministro em abril do ano passado. Nessa época, o ex-ministro estava preso sob suspeita de atuar nos atos golpistas de 8 de janeiro. Ao menos 16 das 55 aves de Torres morreram sob a guarda do Ibama. Além das mortes dos animais, Torres pediu que a Polícia Federal investigue o sumiço de sua ave mais cara.

Em outro processo administrativo disciplinar, a PF tenta recuperar os R$ 87 mil que Torres recebeu de salário nos meses em que ficou preso. O caso foi parar na Justiça.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?