Pesquisa: 74% culpam Bolsonaro por demora em compra de vacina
DataSenado mostra uma boa percepção dos brasileiros sobre a CPI da Covid
atualizado
Compartilhar notícia
Sete em cada 10 brasileiros (74%) culpam o presidente Jair Bolsonaro pelo atraso na compra de vacinas contra a Covid-19, de acordo com pesquisa divulgada pelo DataSenado, instituto de pesquisa vinculado à Secretaria de Transparência do Senado.
O presidente é o maior responsabilizado, seguido pela Anvisa (8%), pelo Congresso (6%) e pelos governadores (4%).
Segundo o levantamento, a maioria (73%) considera que houve demora na compra dos imunizantes, contra 22% que avaliam que foi no momento certo, e 3% que acreditam que a aquisição de vacinas ocorreu mais cedo do que deveria.
A pesquisa também mostra uma boa percepção dos brasileiros sobre a CPI da Covid. Conforme os dados disponibilizados, 73% dos entrevistados ficaram sabendo do funcionamento da CPI, contra 24% que disseram desconhecer a comissão. Entre os que ficaram sabendo, 67% afirmaram acompanhar os trabalhos do grupo.
Dois em cada três (66%) que acompanham consideram que a abertura da comissão foi “muito importante” para o país. Os que avaliam que a abertura da CPI é “pouco importante” são 14%, e os que julgam que é “nada importante” são 19%.
Ainda entre os que acompanham, 84% afirmam ter ouvido as suspeitas de corrupção na compra de vacinas pelo governo federal – essa é a linha de investigação da CPI mais conhecida entre os entrevistados, já que apenas 12% disseram que não ouviram sobre o assunto. Em seguida, vem a indicação do kit Covid para tratamento precoce, que chegou ao conhecimento de 52% dos que acompanham a CPI, e a existência de um gabinete paralelo, sobre o qual 48% dos entrevistados tomaram ciência.
A pesquisa ouviu, por telefone, 1.471 pessoas acima de 16 anos, em 13 e 14 de julho de 2021. O nível de confiança é de 95%.