metropoles.com

Pesquisa: 74% culpam Bolsonaro por demora em compra de vacina

DataSenado mostra uma boa percepção dos brasileiros sobre a CPI da Covid

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Alan Santos/PR – 10/03/2021
Presidente Jair Bolsonaro
1 de 1 Presidente Jair Bolsonaro - Foto: Alan Santos/PR – 10/03/2021

Sete em cada 10 brasileiros (74%) culpam o presidente Jair Bolsonaro pelo atraso na compra de vacinas contra a Covid-19, de acordo com pesquisa divulgada pelo DataSenado, instituto de pesquisa vinculado à Secretaria de Transparência do Senado.

O presidente é o maior responsabilizado, seguido pela Anvisa (8%), pelo Congresso (6%) e pelos governadores (4%).

Segundo o levantamento, a maioria (73%) considera que houve demora na compra dos imunizantes, contra 22% que avaliam que foi no momento certo, e 3% que acreditam que a aquisição de vacinas ocorreu mais cedo do que deveria.

A pesquisa também mostra uma boa percepção dos brasileiros sobre a CPI da Covid. Conforme os dados disponibilizados, 73% dos entrevistados ficaram sabendo do funcionamento da CPI, contra 24% que disseram desconhecer a comissão. Entre os que ficaram sabendo, 67% afirmaram acompanhar os trabalhos do grupo.

Dois em cada três (66%) que acompanham consideram que a abertura da comissão foi “muito importante” para o país. Os que avaliam que a abertura da CPI é “pouco importante” são 14%, e os que julgam que é “nada importante” são 19%.

Ainda entre os que acompanham, 84% afirmam ter ouvido as suspeitas de corrupção na compra de vacinas pelo governo federal – essa é a linha de investigação da CPI mais conhecida entre os entrevistados, já que apenas 12% disseram que não ouviram sobre o assunto. Em seguida, vem a indicação do kit Covid para tratamento precoce, que chegou ao conhecimento de 52% dos que acompanham a CPI, e a existência de um gabinete paralelo, sobre o qual 48% dos entrevistados tomaram ciência.

A pesquisa ouviu, por telefone, 1.471 pessoas acima de 16 anos, em 13 e 14 de julho de 2021. O nível de confiança é de 95%.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?