metropoles.com

Perdão da dívida de países africanos volta ao radar do governo Lula

Lula transformou o perdão e a renegociação das dívidas de países africanos em bandeiras dos dois primeiros mandatos na Presidência

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Imagem colorida do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em reunião no Palácio do Planalto
1 de 1 Imagem colorida do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em reunião no Palácio do Planalto - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O perdão de dívidas que países africanos mantêm com o Brasil voltou para o radar do governo Lula. A discussão é embrionária e está concentrada no Ministério da Fazenda.

O secretário de Política Econômica, Guilherme Mello, tratou do assunto com o ministro Fernando Haddad após participar de um evento organizado pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) e pelo Banco Mundial, em Washington. Lula está ciente da existência do debate na Fazenda.

Integrantes do ministério contam que Mello levou a questão a Haddad por ter ficado sensibilizado com os discursos de autoridades africanas sobre a deterioração econômica de diversos países no pós-pandemia.

O percentual da dívida dos países africanos com o Brasil é ínfimo se comparado com as obrigações mantidas com Estados Unidos e Europa. No entanto, uma ala na Fazenda defende que Lula pode liderar um movimento global se tomar a iniciativa em 2024 — ano em que o Brasil presidirá o G20.

O perdão e a renegociação de dívidas de países africanos foram bandeiras dos dois primeiros mandatos de Lula na Presidência. Nos quatro anos em que esteve no Planalto, Lula perdoou US$ 436,7 milhões das dívidas de quatro países com o Brasil.

A prática também ocorreu no primeiro mandato de Dilma Rousseff. O perdão que a petista concedeu às dívidas de cinco países africanos superou US$ 580 milhões.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?