Peixe-leão, predador invasor, já está na costa de oito estados
Confederação da pesca vai apresentar relatório ao ministro da Pesca, André de Paula
atualizado
Compartilhar notícia
A Confederação Brasileira da Pesca e Aquicultura (CBPA) vai pediu ao ministro da Pesca, André de Paula, que tome medidas para controlar a crise da invasão do peixe-leão na costa brasileira. O animal foi identificado em ao menos oito estados.
Em evento nesta terça-feira (7/11), a confederação vai apresentar um relatório ao ministro. O predador, originário dos oceanos Índico e do Pacífico, se alimenta de outros peixes do mesmo tamanho que ele e tem provocado desequilíbrio ambiental.
Segundo o estudo que será apresentado, o peixe-leão já foi encontrado nos estados do Amapá, Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Paraíba, Rio Grande do Norte e Pernambuco.
O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) tem feito o manejo do animal, com a captura onde a espécie é avistada.
A entidade que representa pescadores diz que é preciso controlar a velocidade do avanço do animal para evitar que ele chegue a regiões mais vulneráveis, como é o caso da Área de Proteção Ambiental Costa dos Corais, em Pernambuco.