Pedido de extradição do extremista Allan dos Santos faz aniversário
Faz um ano que o Itamaraty recebeu do MJ pedido “urgentíssimo” para extraditar extremista Allan dos Santos, foragido nos EUA
atualizado
Compartilhar notícia
Faz um ano que o Itamaraty recebeu do Ministério da Justiça o pedido “urgentíssimo” para extraditar o extremista Allan dos Santos, que segue foragido nos Estados Unidos. O STF decretou a prisão do bolsonarista em outubro de 2021.
O documento chegou ao Ministério das Relações Exteriores em 18 de outubro de 2021, 13 dias após o ministro Alexandre de Moraes, do STF, decretar a prisão preventiva e a extradição do bolsonarista.
A comunicação foi assinada pelo coordenador de Extradição e Transferência de Pessoas Condenadas do Ministério da Justiça, Rodrigo Antônio Gonzaga Sagastume, e destinada ao chefe da Divisão de Cooperação Jurídica Internacional do Itamaraty, Eduardo Lessa.
“Solicito a gentileza de promover os atos necessários para formalização do referido pedido junto ao governo dos EUA, com a urgência que o caso requer”, escreveu a autoridade do Ministério da Justiça.
Procurado, o Ministério da Justiça respondeu que não comenta casos em andamento. O Itamaraty disse que a responsabilidade do caso é do Ministério da Justiça.
Enquanto o governo Bolsonaro atua para retardar a extradição do aliado, o STF segue impondo derrotas ao extremista. No mês passado, o ministro Nunes Marques manteve o bloqueio bancário de Allan dos Santos.