Peça baseada em “O avesso da pele”, de Jeferson Tenório, terá turnê
Peça baseada em romance vencedor do Jabuti de 2021, alvo de censura recentemente, passará por 8 capitais
atualizado
Compartilhar notícia
Uma peça teatral baseada em “O avesso da pele”, romance do escritor Jeferson Tenório que venceu o prêmio Jabuti de 2021, deve iniciar uma turnê por oito capitais de todas as regiões do Brasil a partir de janeiro de 2025.
Encenado por jovens atores do Coletivo Ocutá e dirigido por Beatriz Barros, o espetáculo estreou em São Paulo em março de 2023 e teve sessões esgotadas em unidades do SESC, além de uma apresentação no Theatro Municipal, em novembro.
Agora, a ideia dos produtores da peça é levá-la no ano que vem, a partir de janeiro, a Recife, Salvador, Belém, Brasília, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Manaus e Curitiba. A turnê de “O avesso da pele” já teve sinal verde para captar R$ 1,6 milhão por meio da Lei Rouanet.
Lançado em 2020, vencedor do Jabuti no ano seguinte e selecionado para o Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), o livro “O avesso da pele”, que baseia a peça, foi alvo de censura em março, em escolas de Paraná, Goiás e Mato Grosso do Sul. O governo de Mato Grosso do Sul citou as redes sociais para justificar a censura à obra, e depois recuou da decisão.
A obra, que aborda temas como violência policial e racismo, foi alvo de críticas que descambaram para a censura por descrever cenas de sexo, às quais se atribuiu linguagem imprópria para menores de 18 anos. Jeferson Tenório vai debater o assunto em um encontro na Fundação Municipal Casa de Cultura de Paracatu, em 5 de junho.