metropoles.com

PEC das polícias municipais une 52 nomes da esquerda a bolsonaristas

Em rara convergência com Eduardo Bolsonaro, a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, e outros da esquerda apoiaram projeto da bancada da bala

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Guarda municipal observa movimentação em parque na cidade de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul
1 de 1 Guarda municipal observa movimentação em parque na cidade de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul - Foto: null

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que lista as guardas municipais como órgãos de segurança pública e as transformam em polícias municipais obteve apoio de 31 deputados do PT, incluindo a presidente do partido, Gleisi Hoffmann, e o líder do governo na Câmara, José Guimarães. Ao todo, 52 parlamentares de partidos de esquerda da base governista aderiram à PEC apresentada pela bancada da bala.

Entre os signatários estão 11 deputados do PDT, oito do PSB, um do PCdoB e um da Rede. Nomes como Duda Salabert, do PDT de Minas Gerais, e Túlio Gadêlha, da Rede de Pernambuco, endossaram o texto.

As assinaturas para protocolar a PEC mostram rara convergência entre líderes da esquerda e do bolsonarismo. Eduardo Bolsonaro e Carla Zambelli estão entre os signatários do projeto.

O texto, de autoria do deputado Jones Moura, do PSD do Rio de Janeiro, cita as iniciativas de Vila Velha e de Belo Horizonte em armar os guardas municipais como exemplos a serem seguidos. “Ver esses verdadeiros guerreiros combaterem o crime e a violência sem uma arma de fogo para se defender e para defender a vida de terceiros é inconcebível e incompreensível, estando nós em pleno Século XXI”, diz a proposta.

O governo Lula tem enfrentado desgastes para conter a crise de segurança pública que se agravou em grandes centros urbanos, como Salvador e Rio de Janeiro. Em julho, o presidente afirmou que era necessário “encontrar um jeito de dar um papel mais importante para as polícias municipais”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?