metropoles.com

PEC da Anistia: movimento negro vai ao STF e manifesta temor a Zanin

Ministro Cristiano Zanin, do STF, é relator de pedido de suspensão à PEC da Anistia, que perdoa partidos políticos que descumpriram cotas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
Cristiano Zanin e movimento negro
1 de 1 Cristiano Zanin e movimento negro - Foto: Divulgação

Representantes do movimento negro manifestaram “profunda preocupação” ao ministro do STF Cristiano Zanin, nesta quinta-feira (12/9), com a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Anistia. Zanin relata um pedido de suspensão da PEC, aprovada pelo Congresso em agosto, que perdoa partidos que descumpriram cotas para candidaturas de mulheres e pessoas negras.

Lideranças de oito entidades do movimento negro foram recebidas por Zanin. Participaram da reunião: Gehovany Limeira (Educafro); Carlos Eduardo Ventura (Fenaq); Tainah Santos (MND); Brisa Lima (Instituto Marielle Franco); Munah Maleque (A Tenda das Candidatas); Guilherme de Jesus (Transparência Internacional Brasil); Edmilson Santos (Opará); e Barbara Barboza (Oxfam Brasil).

O grupo afirmou ao ministro que a PEC da Anistia causará um grande retrocesso na participação política de grupos historicamente sub-representados em cargos públicos. Mulheres são 51% da população, mas há apenas 16% de vereadoras no país.

O processo relatado pelo ministro foi apresentado no último dia 26 pela Federação Nacional das Associações Quilombolas (Fenaq) e pela Rede. As entidades pediram a suspensão da PEC até o julgamento da ação judicial no Supremo.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?