metropoles.com

PDT decide amanhã se vai enterrar PEC dos Precatórios

Partido de oposição votou a favor da proposta governista em primeiro turno

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Cleia Viana/Câmara dos Deputados
Plenário da Câmara
1 de 1 Plenário da Câmara - Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados

O PDT marcou para esta terça-feira (9/11) a reunião que decidirá qual será o encaminhamento do partido em relação à PEC dos Precatórios. A Câmara ainda precisa aprovar o projeto em segundo turno. O governo federal tem interesse em votá-lo o quanto antes.

O rumo do PDT pode definir o destino da PEC, já que o partido, de oposição ao governo Bolsonaro, deu 15 votos a favor do texto na votação em primeiro turno, no último dia 4. A PEC acabou aprovada com uma margem de apenas quatro votos.

Por causa disso, Ciro Gomes suspendeu sua pré-candidatura ao Planalto. Foi uma forma encontrada por ele de pressionar o PDT a tentar reverter o cenário.

Uma possibilidade na reunião é fechar questão contra o texto. Caso isso aconteça, deputados que forem contra o posicionamento do partido podem sofrer punições formais, chegando até a expulsão da sigla.

Mesmo não fechando questão, uma posição contrária formal do PDT contra a PEC já pode levar a uma diminuição nos votos a favor da proposta. O deputado Felix Mendonça, do PDT da Bahia, disse que seguirá o que for recomendado pelo PDT.

“No primeiro turno, segui a orientação da bancada do PDT, como sempre fiz. No segundo turno, farei o mesmo, principalmente se o partido fechar questão contra a PEC. Acredito que a maioria dos deputados do PDT fará a mesma coisa”, disse ele.

Mendonça disse ainda que na reunião serão apresentadas “informações que demonstram que o governo pode bancar o Auxílio Brasil de R$ 400 sem precisar dessa PEC”.

Do mesmo estado de Ciro Gomes, o deputado Leônidas Cristino afirmou que mudará sua posição e votará contra a proposta do Planalto em segundo turno.

Já leu todas as notas e reportagens da coluna hoje? Clique aqui.

Siga a coluna no Twitter e no Instagram para não perder nada.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?