PCdoB pede para defender presidente da CBF no plenário do STF
Advogado do partido fará sustentação oral no julgamento no STF que acontece no final do maio
atualizado
Compartilhar notícia
O advogado do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) pediu para fazer uma sustentação oral no plenário do STF durante o julgamento que decidirá se Ednaldo Rodrigues ficará ou não na presidência da CBF.
O caso foi pautado para o dia 22 de maio, como antecipou a coluna. O processo seria analisado no dia 24 de abril, mas foi retirado de pauta por falta de tempo.
Quem subirá à tribuna é o advogado Paulo Machado Guimarães, que defende o partido. Aliás, foi graças ao PCdoB que Ednaldo retornou à cadeira.
Após o baiano ter sido afastado por decisão do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) e não conseguir reverter sua situação no Superior Tribunal de Justiça (STJ), ele contou com o apoio do partido.
O PCdoB entrou com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade que ficou sob a relatoria de Gilmar Mendes. O ministro deu uma liminar no início de janeiro, reconduzindo Ednaldo.
Ednaldo havia sido afastado da presidência pouco mais de um mês antes, sob a alegação de que a CBF assinou um termo de ajustamento de conduta (TAC) com o Ministério Público do Rio de Janeiro sem que o órgão tivesse competência para tal. Com isso, o TAC foi cancelado, assim como a eleição que escolheu Ednaldo, e um interventor nomeado.
Já segue a coluna no Instagram? E no Twitter?