metropoles.com

Patrimônio de Eike Batista será usado para pagar dívidas da MMX

A Justiça de Minas Gerais determinou que o patrimônio de Eike Batista servirá para cobrir os passivos da MMX Sudeste

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
Eike Batista
1 de 1 Eike Batista - Foto: Michael Melo/Metrópoles

A Justiça de Minas Gerais determinou que o patrimônio de Eike Batista servirá para cobrir os passivos da MMX Sudeste. A decisão da juíza Claudia Helena Batista foi assinada nesta segunda-feira (6/12).

De acordo com o despacho, Eike e dois fundos controlados pelo empresário responderão pelo passivo a descoberto da MMX Sudeste, mais juros e correção monetária.

O passivo a descoberto corresponde a todas as dívidas da empresa que não podem ser pagos com a venda de todos os ativos da companhia.

Além disso, Eike e os dois fundos deverão pagar R$ 50 mil como honorários advocatícios e despesas processuais “tendo em vista a complexidade da causa, os valores bloqueados, as diligências e o longo trâmite do incidente”.

Para a juíza, Eike teria abusado do poder e do controle que tinha sobre a companhia, “desvirtuando o objeto social da empresa”, e transferido valores para outras empresas “sem o devido e regular registro contábil das transações”, o que lesava os credores da MMX Sudeste.

“A crise financeira da MMX não derivou, a princípio, do mero risco inerente às atividades empresariais desenvolvidas, especialmente ligadas ao setor minerário mas, sim, práticas ardilosas cometidas pelos seus controladores de modo a ludibriar investidores”, diz a decisão.

Entre os ativos que agora poderão ser vendidos estão debêntures da Anglo Ferrous, que estavam em um fundo que pertence a Eike. Ela foi rastreada pela Associação Brasileira de Investidores, aceita no processo como um terceiro interessado no caso. A debênture poderia valer mais de US$ 100 milhões, mas o seu valor exato é indeterminado porque depende dos lucros futuros da empresa.

Já leu todas as notas e reportagens da coluna hoje? Clique aqui.

Siga a coluna no Twitter e no Instagram para não perder nada.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?