metropoles.com

Passageiros reclamam de calor “insuportável” em aeroporto

Aeroporto Internacional de Macapá é administrado pela concessionária Noa; inauguração foi feita em 2019 por Jair Bolsonaro

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Maksuel Martins/Divulgação
Aeroporto de Macapá
1 de 1 Aeroporto de Macapá - Foto: Maksuel Martins/Divulgação

Passageiros têm reclamado da falta de aparelhos de ar-condicionado no Aeroporto Internacional de Macapá, cidade que registrou 35,1º C nos últimos dias. Inaugurado há cinco anos, o aeroporto é operado pela concessionária Norte da Amazônia Airports (Noa).

Parte das queixas foi registrada na Reclame Aqui, a maior plataforma privada de solução de conflitos de consumidores do país. No sábado (28/9), um passageiro citou “extremo desconforto” e calor “insuportável” no terminal.

“Macapá é uma cidade quente e estava mais fresco fora do aeroporto do que dentro. Foi uma experiência péssima”, escreveu outro passageiro na última quinta-feira (26/9). Três dias antes, outra pessoa cadastrou a reclamação diretamente da sala de embarque: “Estamos completamente sem ar-condicionado, calor extremo. Essa é a terceira vez que isso acontece. A sala está cheia de idosos e cadeirantes. A administração não responde”.

Desde 2022, a Noa é a responsável pela operação do Aeroporto Internacional de Macapá e do Aeroporto Internacional de Belém. O contrato durará 30 anos. A concessionária é um consórcio entre as empresas Socicam e Dix Empreendimentos.

Macapá é conhecida por ser uma cidade quente, com uma temperatura média de 34ºC nesta época do ano. No último dia 13, a capital do Amapá teve seu dia mais quente de 2024, com 35,1ºC.

O aeroporto, batizado de Alberto Alcolumbre, tio do senador Davi Alcolumbre, foi inaugurado em 2019, início do governo Bolsonaro. O então presidente e diversos ministros participaram da cerimônia, incluindo o ministro da Infraestrutura da época, Tarcísio de Freitas, atual governador paulista.

“Um aeroporto de primeiro mundo, que vai abrir as portas para o turismo, para o comércio e para a integração”, afirmou Bolsonaro na ocasião.

Jair Bolsonaro inaugura aeroporto em Macapá em 2019

Procurada, a Noa afirmou que instalou climatizadores enquanto conserta os equipamentos de ar-condicionado.

Na última semana, foram identificados danos nos equipamentos de climatização após interrupções no fornecimento de energia. Enquanto as intervenções estão sendo realizadas, climatizadores foram instalados em todos os ambientes”, disse a concessionária do Aeroporto de Macapá, acrescentando:

“Neste semestre, a Noa está iniciando os investimentos da Fase I-B do contrato de concessão, que inclui a requalificação completa do sistema de climatização do aeroporto”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?