metropoles.com

Partidos investem pesado em candidatos que disputam espólio dos Brazão

Domingos e Chiquinho Brazão estão presos pela morte de Marielle Franco, mas mantêm representantes nas eleições no Rio de Janeiro

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Irmãos Domingos e Chiquinho Brazão
1 de 1 Irmãos Domingos e Chiquinho Brazão - Foto: Reprodução

O Republicanos e o União Brasil investiram pesado nas campanhas dos candidatos que disputam o espólio eleitoral da família Brazão, no Rio de Janeiro. Os líderes do clã, Domingos e Chiquinho, estão presos sob a acusação de terem sido os mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, em 2018.

O Republicanos repassou R$ 404.480 a Kaio Brazão Filho. Ele é enteado de Domingos e é o representante oficial da família.

O candidato, de 23 anos, teve a sua candidatura indeferida pela juíza Maria Galhardo, da 125ª Zona Eleitoral. A magistrada alegou que Kaio se aproveita do poder político e econômico da família. Ele recorre da decisão e, até o processo transitar em julgado, pode continuar a fazer campanha.

Waldir Brazão, que não é membro da família, mas adotou o sobrenome, é outro que disputa os votos do clã. Ele rompeu com a dupla, mas manteve o sobrenome. Do União Brasil, ele recebeu R$ 293.400.

Waldir já é vereador, elegeu-se em 2020 com as bênçãos dos Brazão que hoje estão presos. À época, ele era do Avante, mas deixou o partido no ano passado, por defender seus ex-padrinhos políticos.

Na ocasião, em dezembro, ao defender a dupla, acusou a viúva de Marielle Franco, a vereadora Mônica Benício, de usar a morte da sua ex-companheira como sua única pauta.

Receba o conteúdo da coluna no seu WhatsApp

Siga a coluna no Instagram

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?