metropoles.com

Veja quem são os “Bolsonaros” apoiados por siglas de ministros de Lula

Pelo menos 38 candidatos concorrerão com “Bolsonaro” no nome de urna nas eleições municipais deste ano

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Jair Bolsonaro
1 de 1 Jair Bolsonaro - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

Partidos que mantêm sete ministros no governo Lula lançarão quatro candidatos a vereador com “Bolsonaro” no nome de urna. Pelo menos 38 candidatos concorrerão com o sobrenome “Bolsonaro” em todo o país, segundo dados da Justiça Eleitoral até a noite da segunda-feira (12/8).

Cerca de 60% dos “Bolsonaro” são filiados ao PL, legenda do ex-presidente, com 23 casos. Os outros 15 concorrem por dez partidos, entre os quais MDB, União Brasil e Republicanos, que integram a Esplanada dos Ministérios sob Lula. Jose Bolsonaro, por exemplo, é do MDB, correligionária dos ministros Renan Filho (Transportes), Jader Filho (Cidades) e Simone Tebet (Planejamento).

O União Brasil, sigla dos ministros Waldez Góes (Integração), Celso Sabino (Turismo), e Juscelino Filho (Comunicações), lançou Reinaldo Bolsonaro à Câmara Municipal de Bom Jesus (PI). Enquanto isso, o Republicanos, do ministro Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos), tem entre seus candidatos Adevilson Bolsonaro, em Capixaba (AC), e Abigail Bolsonaro, em Lagoa da Confusão (TO).

Dos 38 “Bolsonaro”, 34 pegaram emprestado o sobrenome e não têm qualquer relação familiar com o ex-presidente. O filho Carlos Bolsonaro, que tenta se reeleger vereador no Rio de Janeiro, é o único com parentesco próximo. Marcelo Bolsonaro, em Itu (SP); Jose Bolsonaro, em Taiúva (SP); e Claudia Bolsonaro, em Barretos (SP), se dizem primos distantes.

A Justiça Eleitoral divulgará todas as candidaturas até a próxima sexta-feira (16/8), início oficial da campanha. A lista dos Bolsonaro aumentará nos próximos dias: Jair Renan, filho do ex-presidente, concorrerá como “Jair Bolsonaro” em Balneário Camboriú (SC), ao passo que o sobrinho Leonardo de Jesus, o Léo Índio, aparecerá na urna como “Léo Bolsonaro” em Cascavel (PR). Apesar da tentativa, Léo Bolsonaro apoia um rival do ex-presidente à prefeitura da cidade.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?