metropoles.com

Para direção do MDB, jantar de Eunício com Lula foi superestimado

Em conversas com aliados, Baleia Rossi disse que ex-senador quer se cacifar para fora do partido como um articulador de Lula

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Instagram
Lula e Eunício
1 de 1 Lula e Eunício - Foto: Reprodução/Instagram

A direção nacional do MDB avaliou que o jantar que o ex-senador Eunício Oliveira organizou para Lula na quarta-feira (7/10), em Brasília, foi superestimado e mostrou que não existe adesão à candidatura do petista entre os quadros fora do Nordeste.

O presidente do MDB, deputado Baleia Rossi (SP), disse em conversas ao longo da semana que Eunício quer vender a imagem de que se tornou um articulador de Lula dentro do partido, com o intuito de esvaziar a pré-candidatura de Simone Tebet à Presidência. Baleia acrescentou que o diretório do Ceará, chefiado por Eunício, não conta com força política para influenciar a tomada de decisões em nível nacional.

Para a direção emedebista, é natural que os quadros do Nordeste se aproximem de Lula na eleição de 2022, uma vez que a avaliação do ex-presidente é alta na região e poderá impactar na votação das bancadas estaduais.

Entretanto, algumas ausências de lideranças nordestinas foram sentidas no jantar. O senador Jarbas Vasconcelos havia pedido para que o deputado Raul Henry (PE) o representasse no evento, mas ambos chegaram ao consenso que Eunício tentaria transformar o encontro num ato político em favor de Lula. Ao final, Henry não foi à reunião.

O senador Renan Calheiros foi outro que negou o convite, com a justificativa de que não queria contaminar o relatório da CPI da Pandemia politicamente. Também por questões políticas, o senador Eduardo Braga, do Amazonas, e o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, passaram longe da mansão de Eunício.

Já leu todas as notas e reportagens da coluna hoje? Clique aqui.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?