metropoles.com

Pai de sócio de garimpo, governador do MT aprova mineração em reservas

Mauro Mendes aprovou lei que libera mineração em reservas legais; filho foi alvo da Polícia Federal por suposta ligação com garimpo ilegal

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
mauro-mendes-metropoles
1 de 1 mauro-mendes-metropoles - Foto: Divulgação

O governador do Mato Grosso, Mauro Mendes, do União Brasil, aprovou nesta segunda-feira (8/1) um projeto de lei que libera a mineração em reservas legais no estado. Dois meses atrás, a Polícia Federal deflagrou uma operação para apurar se o filho do governador, empresário do setor, é ligado ao garimpo ilegal.

Enviada pelo governador no ano passado, a proposta foi endossada pela Assembleia Legislativa do Mato Grosso por 19 votos a três. A lei beneficia o setor de mineração do estado, integrado por Luis Antônio Mendes, filho do governador.

Em novembro, Luis Antônio Mendes foi alvo de uma operação da Polícia Federal. O filho do governador, segundo a PF, é sócio de duas empresas investigadas por comércio ilegal de mercúrio, material usado no garimpo. Essas firmas ocultaram a venda de ouro, ainda de acordo com a investigação. A PF pediu a prisão de Luis Antônio, mas teve o pedido rejeitado pela Justiça.

Na época, a defesa de Luis Antônio Mendes negou qualquer irregularidade. “O envolvimento do empresário e as medidas cautelares são ilegais e serão questionadas no Tribunal Regional Federal. Inclusive, a Justiça Federal indeferiu de plano o pedido de prisão temporária solicitado de forma arbitrária pelo delegado da Polícia Federal, por ausência de fundamento jurídico no pedido”.

Procurado, o governador de Mato Grosso não respondeu. O espaço está aberto a eventuais manifestações.

Especialistas apontaram que a nova lei estadual afronta o Código Florestal, que delimitou a proteção de reservas legais, e também invade poderes da União de decidir sobre a mineração. O Observatório Socioambiental de Mato Grosso criticou o projeto de lei, mas foi ignorado pelos parlamentares.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?