metropoles.com

PAC Ferrovias terá Transnordestina e seis novas concessões

Governo federal lançará novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) na próxima sexta-feira (11/8) com obras de infraestrutura

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Beth Santos/SGPR
Ferrovia
1 de 1 Ferrovia - Foto: Beth Santos/SGPR

O governo federal vai propor a construção de um trecho da Ferrovia Transnordestina e o estudo de seis novas concessões ferroviárias no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que será lançado na próxima sexta-feira (11/8). Em versões anteriores, concessões não faziam parte do pacote de infraestrutura.

O novo trecho da Transnordestina será em Pernambuco, e irá de Salgueiro ao Porto de Suape, que fica a 50 quilômetros de Recife.
Outras quatro obras serão em ferrovias que já começaram: Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL 2); Linha Férrea de Juiz de Fora (MG); Linha Férrea de Barra Mansa (RJ); e Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (FICO 1).

Serão seis estudos de novas concessões no novo PAC: ligação da Transnordestina à Ferrovia Norte-Sul; Ferrovia Teresina – Luís Correia (PI); EF-118 (Rio de Janeiro a Vitória); Ferrovia do Frango (SC); Ferrovia Norte-Sul , de Chapecó (SC) a Rio Grande (RS); e Ferrovia Norte-Sul, de Estrela D’Oeste (SP) a Chapecó (SC), passando por Panorama (SP).

Com o programa, o Ministério dos Transportes tenta reduzir a dependência do transporte rodoviário no escoamento da produção brasileira, buscando cortar custos logísticos e impactos ambientais. O cenário é desafiador: o país tem 10 mil quilômetros de ferrovias ociosas, o equivalente a um terço de toda a malha nacional.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?