metropoles.com

Os votos da esquerda do RJ a favor de projeto contra atletas trans

Deputados da esquerda votaram a favor de projeto contra atletas trans de deputado bolsonarista

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
minc-luiz paulo
1 de 1 minc-luiz paulo - Foto: Reprodução

Os deputados Luiz Paulo, do PSD do Rio de Janeiro, e Carlos Minc, do PSB fluminense, votaram a favor de um projeto de lei que proíbe pessoas trans de competirem esportes contra gêneros diferentes dos seus biológicos.

O projeto é de autoria do bolsonarista Rodrigo Amorim e foi votado na Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro na última sexta-feira. Integrantes da Comissão, Luiz Paulo e Minc foram os únicos parlamentares progressistas que votaram pela constitucionalidade do projeto de lei.

A proposta afirma que o corpo masculino possui “maior capacidade corporal” devido à presença da testosterona no sangue e que, por isso, não podem competir contra mulheres cis. Assim como homens trans, na justificativa de Amorim, também são menos capazes de competirem contra homens cis.

O deputado Luiz Paulo, em seu voto, concordou com a tese de que a capacidade corporal é diferente devido à presença ou falta de testosterona em pessoas trans, mas propôs uma emenda ao projeto: medição de testosterona para atletas trans. A proposta e o voto foram acompanhados por Minc.

A única deputada trans da Alerj, Dani Balbi, do PCdoB, segue fazendo uma série de articulações com as outras comissões onde o projeto ainda vai passar. A tentativa de Balbi é que o projeto seja barrado.

(Atualização às 11h40 do dia 6 d março de 2024: O deputado Carlos Minc ligou para a coluna e disse que sua posição na votação pela constitucionalidade do projeto de lei foi “meramente técnica”, uma vez que o projeto não fere nenhum artigo da Constituição Federal. E informou também que a emenda proposta pelo deputado Luiz Paulo, e endossada por ele, foi uma forma de ir contra o projeto de Amorim, que definia como o único critério o sexo biológico.)

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?