metropoles.com

Os reveses de Heloísa Helena nas urnas

Heloísa Helena foi um dos principais nomes da esquerda no Brasil e não consegue se eleger desde 2012

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
Heloísa Helena, ex-senadora
1 de 1 Heloísa Helena, ex-senadora - Foto: Divulgação

A ex-senadora Heloísa Helena, que foi um dos principais nomes da esquerda no Brasil no início dos 2000, vem acumulando reveses seguidos nas urnas. Neste domingo (6/10), teve mais um e não se elegeu como vereadora pelo Rio de Janeiro. Ela não vence uma eleição desde 2012.

A última vez em que Heloísa Helena conseguiu uma mandato foi há 12 anos, quando se reelegeu vereadora de Maceió. Ela foi a mais votada da cidade naquele ano com 19.216 votos. Porém, o número foi abaixo do de 2008, quando ela recebeu 29.122 votos e também foi a líder na votação.

Desde então, ela se candidatou mais cinco vezes — contando com a derrota deste domingo. Em 2014 tentou ser senadora por Alagoas; em 2016 quis ser deputada federal pelo mesmo estado; e em 2020 quis retornar à Câmara de Maceió. Todas as tentativas foram frustradas.

Em 2022 trocou o seu domicílio eleitoral para o Rio de Janeiro, mas sua sorte não mudou. Naquele ano tentou ir à Câmara Federal e não se elegeu.

Heloísa Helena começou a carreira política como vice-prefeita de Maceió, em 1992. Em 1998 foi eleita senadora. Após ser expulsa do PT e ajudar a criar o PSol, ela se candidatou à presidência em 2006 e ficou em terceiro lugar.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?