Os milhões da campanha de um bolsonarista a marqueteiro de Tarcísio
Candidato bolsonarista à Prefeitura de Fortaleza, André Fernandes gastou milhões com serviços de marqueteiro argentino
atualizado
Compartilhar notícia
O candidato do PL à Prefeitura de Fortaleza, André Fernandes, investiu alto em serviços do marqueteiro argentino Pablo Nobel, que conduziu o marketing político da campanha de Tarcísio Gomes de Freitas ao governo de São Paulo, em 2022. Nobel também colaborou na campanha vitoriosa de Javier Milei à Presidência da Argentina, em 2023.
A campanha de Fernandes pagou R$ 3,2 milhões à PLTK Comunicação Estratégica, empresa de Nobel. Segundo o sistema de prestação de contas do Tribunal Superior Eleitoral, o dinheiro foi pago ainda em agosto. Trata-se da maior despesa da campanha do bolsonarista, que disputa o segundo turno contra Evandro Leitão, do PT.
Pablo Nobel fechou acordo para tocar a campanha de André Fernandes em julho, depois de não ter ido à frente a parceria dele com Tabata Amaral (PSB) para a disputa em São Paulo.
Além do candidato do PL em Fortaleza, a empresa do marqueteiro argentino também prestou serviços à campanha do candidato à reeleição em Santos (SP), Rogério Santos (Republicanos). Neste caso, a conta foi menor: R$ 300 mil.
(Atualização às 13h50 do dia 27 de outubro de 2024: Uma primeira versão do texto dizia que Pablo Nobel havia sido marqueteiro da campanha de Javier Milei. Depois da publicação, Nobel entrou em contato com a coluna e disse que sua equipe foi chamada a “ajudar” a campanha de Milei no segundo turno da campanha na Argentina, mas que o marqueteiro responsável foi Santiago Caputo. O texto foi corrigido.)
Receba o conteúdo da coluna no seu WhatsApp e assine a newsletter de e-mail