metropoles.com

Organizações internacionais defendem aprovação do PL das Fake News

Dezesseis organizações internacionais emitiram comunicado em defesa da regulação das plataformas digitais e da aprovação do PL das Fake News

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles
celular redes sociais exército
1 de 1 celular redes sociais exército - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

Representantes de dezesseis organizações internacionais divulgaram nesta terça-feira (2/5) um comunicado pedindo para a Câmara dos Deputados aprovar o PL das Fake News, que regula a atuação de plataformas digitais.

O documento afirma que o projeto de lei veio para “regulamentar a indústria que priorizou lucros em vez de olhar para a segurança dos seus produtos e para a responsabilidade do seu impacto na sociedade brasileira”.

“As companhias de redes sociais cresceram rapidamente ao tirar vantagem de regulamentações de consumo frouxas, evitando riscos, adquirindo competidores e priorizando a abrangência em vez da segurança”, diz a nota. “Os ataques recentes contra crianças e escolas jogaram luz sobre a urgente necessidade de responsabilização.”

Para as organizações, o PL das Fake News apresenta a “estrutura regulatória para responsabilidades e transparência para as plataformas digitais no Brasil que podem ser a base para uma internet mais democrática, segura e saudável”.

Assinam o comunicado entidades de atuação global e organizações da França, do Reino Unido, dos Estados Unidos e da Índia.

Os signatários da nota são: AI Forensics, All Out, Alliance4Europe, Avaaz, Coalition For Women In Journalism, Defend Democracy, Eko, Global Witness, India Civil Watch International, International Center for Information Ethics, UltraViolet, NEVER AGAIN Association, #JeSuisLà, #ShePersisted, Fair Vote UK e Global Project Against Hate and Extremism.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?