Oposição teria que contar com a sorte para abrir impeachment de Moraes
Senador Rogério Marinho diz já ter os votos suficientes para instaurar um processo de impeachment contra o ministro Alexandre de Moraes
atualizado
Compartilhar notícia
O senador Rogério Marinho, do PL do Rio Grande do Norte, afirmou à coluna já ter os votos suficientes para instaurar um processo de impeachment contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal. Marinho disse que hoje há 36 senadores favoráveis à abertura — o que não necessariamente significa ter os votos necessários.
A admissão do pedido de impeachment depende de maioria simples dos senadores presentes. Ou seja, para que o pedido fosse aceito, a oposição teria que contar com apenas 71 senadores presentes. Num cenário improvável, dez senadores teriam que se ausentar de uma votação dessa importância. Se, por alguma sorte, a oposição conseguisse isso, e esses 36 senadores se mantivessem dispostos a votar dessa maneira, Alexandre de Moraes seria afastado.
Moraes teria que responder ao processo fora do cargo e recebendo apenas dois terços do salário. Nesse período, teria espaço para aprofundar sua defesa. A sessão de julgamento seria presidida pelo presidente do Supremo Tribunal Federal.
Receba o conteúdo da coluna no seu WhatsApp e assine a newsletter de e-mail