ONG oferece curso sobre presidentes brasileiros para jovens da periferia
Os alunos aprovados irão receber um apoio de R$ 100 para acesso à internet
atualizado
Compartilhar notícia
A organização sem fins lucrativos Escola Comum está oferecendo um curso para cem jovens de periferia sobre os últimos governos do Brasil. “Presidentes do Brasil: um mergulho na história” busca analisar os mandatos dos últimos presidentes do país de diferentes perspectivas.
Ao final do curso, os jovens que se inscreverem terão a oportunidade de conversar com nomes que participaram da construção da história que irão aprender. Entre os confirmados estão o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, Celso Amorim, ministro das Relações Exteriores durante o governo Lula e da Defesa durante o mandato de Dilma Rousseff, José Eduardo Cardozo, ministro da Justiça também no governo Dilma, e o ex-presidente Michel Temer. “O objetivo é mostrar às novas gerações que a democracia vale a pena e deve ser tarefa número um da Escola Comum e da Política Viva”, disse João Felipe Tavares, diretor executivo da Escola Comum.
O curso tem apoio da organização Política Viva, que busca promover através de discussões e encontros a conscientização política da população. Paulo Dalla Nora Macedo, vice-presidente da organização, pontua que não existem dois lados a serem defendidos quando o tema é viver em uma democracia e reforça a importância de jovens periféricos entenderem assuntos democráticos e políticos. “É necessário contrapor a narrativa de que a democracia e a política brasileira não tem qualidade”, disse Dalla Nora, que também afirma que o objetivo é fazer da iniciativa um projeto contínuo.
Para se inscrever, é necessário estar no 2o ou 3o ano do Ensino Médio e ser aluno da rede pública de ensino. Todos os estudantes aprovados irão receber uma bolsa-estímulo de R$ 100 para ajudar nos custos de acesso à internet.
O curso tem início no dia 4 de julho. As inscrições podem ser feitas no site da Escola Comum.