metropoles.com

ONG oferece curso sobre presidentes brasileiros para jovens da periferia

Os alunos aprovados irão receber um apoio de R$ 100 para acesso à internet

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
Foto colorida do Palácio da Alvorada em Brasília
1 de 1 Foto colorida do Palácio da Alvorada em Brasília - Foto: Divulgação

A organização sem fins lucrativos Escola Comum está oferecendo um curso para cem jovens de periferia sobre os últimos governos do Brasil. “Presidentes do Brasil: um mergulho na história” busca analisar os mandatos dos últimos presidentes do país de diferentes perspectivas.

Ao final do curso, os jovens que se inscreverem terão a oportunidade de conversar com nomes que participaram da construção da história que irão aprender. Entre os confirmados estão o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, Celso Amorim, ministro das Relações Exteriores durante o governo Lula e da Defesa durante o mandato de Dilma Rousseff, José Eduardo Cardozo, ministro da Justiça também no governo Dilma, e o ex-presidente Michel Temer. “O objetivo é mostrar às novas gerações que a democracia vale a pena e deve ser tarefa número um da Escola Comum e da Política Viva”, disse João Felipe Tavares, diretor executivo da Escola Comum.

O curso tem apoio da organização Política Viva, que busca promover através de discussões e encontros a conscientização política da população. Paulo Dalla Nora Macedo, vice-presidente da organização, pontua que não existem dois lados a serem defendidos quando o tema é viver em uma democracia e reforça a importância de jovens periféricos entenderem assuntos democráticos e políticos. “É necessário contrapor a narrativa de que a democracia e a política brasileira não tem qualidade”, disse Dalla Nora, que também afirma que o objetivo é fazer da iniciativa um projeto contínuo.

Para se inscrever, é necessário estar no 2o ou 3o ano do Ensino Médio e ser aluno da rede pública de ensino. Todos os estudantes aprovados irão receber uma bolsa-estímulo de R$ 100 para ajudar nos custos de acesso à internet.

O curso tem início no dia 4 de julho. As inscrições podem ser feitas no site da Escola Comum.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?