metropoles.com

ONG cobra governo de SP pelo fechamento do Museu da Diversidade Sexual

A Aliança Nacional LGBTI+ pediu explicações ao governo de São Paulo sobre fechamento inesperado do Museu da Diversidade Sexual

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Adriana de Maio/Divulgação
Foto-museu-diversidade-sp
1 de 1 Foto-museu-diversidade-sp - Foto: Adriana de Maio/Divulgação

A ONG Aliança Nacional LGBTI+ oficiou a Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa pedindo informações sobre o fechamento inesperado do Museu da Diversidade Sexual no dia 1º de maio.

Quase um mês após o fechamento, o governo de São Paulo não explicou por que não seguiu a decisão da Justiça, que determinou a suspensão do contrato com a Organização Social Instituto Odeon e não o fechamento do museu.

A decisão de fechar o museu ocorreu após o deputado bolsonarista Gil Diniz contestar um valor de R$ 30 milhões do contrato de gestão e expansão do local, firmado entre a Secretaria de Cultura e o Instituto Odeon. A organização já havia tido um contrato rompido com o município de São Paulo, em 2018, quando fazia a gestão do Theatro Municipal, após reprovação nas contas.

Com o requerimento, o coordenador jurídico da ONG, William Callegaro, busca conseguir na Justiça a reabertura emergencial do museu para o mês do orgulho LGBTQIA+, celebrado em junho. O coordenador jurídico afirma que o governo de SP “tem plenas condições” para a contratação de uma nova organização social para gerir o museu.

“Não podemos negar que a pasta escolheu um instituto com diversas irregularidades para fazer a gestão do local, mas agora é o momento de corrigir isso e reabrir imediatamente o museu, que é essencial para a promoção da cultura e memória da população LGBTI+, até porque, estamos às vésperas do mês do orgulho LGBTQIA +, quando o museu completaria 10 anos de existência”.

(Atualização às 14:00 do dia 1° de junho de 2022: A Secretaria de Cultura do governo de São Paulo disse em nota à coluna que está estudando alternativas para que o Museu da Diversidade seja reaberto e funcione “com o padrão de qualidade que caracterizam os museus estaduais de São Paulo”. A pasta informou também que a organização social Instituto Odeon, responsável pela gestão do Museu da Diversidade, apresentou a documentação necessária para a contratação pelo estado em 2021.

“A Secretaria segue rigorosamente a legislação vigente e realizou com absoluto zelo o processo de chamamento público que culminou na contratação do Instituto Odeon para a gestão do MDS. Este processo aconteceu entre outubro e dezembro de 2021 e a organização social escolhida apresentou toda a documentação necessária. O Governo de São Paulo adota em seus museus, desde 2004, o modelo de gestão por organizações sociais. As instituições e os programas estaduais são gerenciados em parceria com organizações sociais de cultura, com o objetivo de aumentar a eficácia, a eficiência e o alcance. Dessa forma, os museus estaduais encontram-se em boas condições de funcionamento, diferentemente do que acontece onde existe apenas o modelo de gestão 100% estatal”, disse a pasta.)

(Atualização às 21h do dia 8 de junho de 2022: À coluna, o Instituto Odeon disse que demonstrará à Justiça de São Paulo sua capacidade de gerir o Museu da Diversidade e ressaltará os prejuízos que a suspensão do contrato representam para o museu. “Não é de hoje que o Museu da Diversidade vem sofrendo ataques. Vivemos tempos difíceis, que salientam ainda mais a importância da nossa luta”, diz a nota do Instituto.)

Já leu todas as notas e reportagens da coluna hoje? Clique aqui.

Siga a coluna no Twitter e no Instagram para não perder nada.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?