metropoles.com

Observadores internacionais elogiam eleição no Brasil: “Exemplar”

Autoridades internacionais também exaltaram a eleição brasileira

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Imagem colorida de cabine de votação - urna eletronica
1 de 1 Imagem colorida de cabine de votação - urna eletronica - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

Observadores internacionais que vieram ao Brasil para as eleições elogiaram nesta segunda-feira (3/10) a condução da votação pela Justiça Eleitoral . Diferentes entidades afirmaram que o primeiro turno da eleição foi “exemplar” e “seguro”. Neste ano, cerca de 500 observadores e convidados, nacionais e internacionais, foram credenciados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), um recorde.

A Conferência Americana de Organismos Eleitorais Subnacionais pela Transparência Eleitoral (Caoeste) escreveu nesta segunda-feira (3/10) que a votação foi uma “jornada democrática exemplar”.

“A utilização de meios eletrônicos de votação revelou-se segura, confiável e expedita”, afirmou o departamento eleitoral da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), em declaração preliminar no domingo (2/10). “As eleições satisfizeram os requisitos internacionais”, seguiu o documento, assinado também pela entidade brasileira Transparência Eleitoral.

Autoridades internacionais também exaltaram a eleição brasileira, a exemplo de Antony Blinken, secretário de Estado dos EUA; Heiko Thoms, embaixador da Alemanha; Brigitte Collet, embaixadora da França; Melanie Hopkins, encarregada de negócios da embaixada do Reino Unido; e Laura Chinchilla, ex-presidente da Costa Rica.

“Parabenizamos o povo e as instituições do Brasil pela realização de um primeiro turno bem-sucedido”, afirmou Blinken. O embaixador alemão disse que “a democracia brasileira e as suas instituições provaram mais uma vez a sua solidez, com organização e condução exemplares”. A embaixadora francesa, por sua vez, se disse “impressionada pela organização da votação”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?