metropoles.com

OAB anula eleição para o TJ-MA acusada de fraude

OAB do Maranhão reconheceu que houve erro e diz que fará nova votação

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Captura de tela 2023-04-27 095946
1 de 1 Captura de tela 2023-04-27 095946 - Foto: null

Após a instauração de um inquérito pela Polícia Federal e uma determinação da Justiça federal para suspender o processo de votação, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) do Maranhão anulou a eleição para a vaga do quinto constitucional do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ-MA).

A OAB reconheceu que houve um erro no processo de votação porque 288 advogados inadimplentes com a entidade conseguiram votar, contrariando a previsão do edital.

Nesta semana, o advogado Marcio Antonio Pinto de Almeida Filho, um dos candidatos, pediu que a Justiça federal suspendesse a eleição, o que foi feito na quarta-feira (26/4). A Polícia Federal também abriu um inquérito para apurar os fatos.

Advogados que participaram da eleição dizem que o sistema usado pela OAB, Eleja Online, não é confiável — a Ordem diz que usará o mesmo site na nova eleição, porém, e que o erro na votação por inadimplentes ocorreu porque a lista de nomes elaborada por outro fornecedor estava errada, e não por culpa da empresa de tecnologia.

A consulta foi feita para elaborar uma lista de 12 nomes cotados para a vaga do quinto constitucional, para a qual podem se candidatar advogados, do TJ-MA.

A lista é a primeira etapa na indicação. Entre os nomes escolhidos, o conselho da OAB definirá 6 para enviar ao TJ-MA. O tribunal seleciona então três nomes, dos quais apenas um será nomeado pelo governador à vaga.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?