metropoles.com

O que Rui e Magda acham de tirar Petrobras de assistente da Lava Jato

Ex-tesoureiro do PT, João Vaccari Neto defende junto ao governo Lula que Petrobras deixe assistência de acusação da Lava Jato

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução
Rui Costa e Magda Chambriard
1 de 1 Rui Costa e Magda Chambriard - Foto: Reprodução

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, e a nova presidente da Petrobras, Magda Chambriard, não se posicionaram sobre uma eventual saída da estatal da assistência de acusação da Lava Jato. A Petrobras ocupa essa posição desde 2015 por iniciativa própria e com o aval de Sergio Moro, então juiz da Lava Jato e hoje senador de oposição.

Como mostrou a coluna na quinta-feira (4/7), a saída da Petrobras dessa posição judicial tem sido defendida junto ao governo por João Vaccari Neto, ex-tesoureiro do PT. Vaccari argumenta que a Petrobras age contra o governo Lula ao se manter ao lado do Ministério Público Federal. Essa tese já havia sido levada a Jean Paul Prates, que presidiu a estatal até maio. Agora, a expectativa é que o pleito seja levado a Magda Chambriard, nova presidente da empresa.

Na posse de Chambriard no cargo, no mês passado, Lula afirmou que “a operação Lava Jato na verdade mirava o desmonte e a privatização da Petrobras”.

Questionada pela coluna, a Petrobras não respondeu sobre a permanência da Petrobras na assistência de acusação da Lava Jato. A Casa Civil afirmou que o ministro Rui Costa nunca tratou do assunto e não tem opinião formada.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?