metropoles.com

O que Israel achou do encontro entre Lula e Roger Waters

Defensor da causa palestina, o cantor Roger Waters é acusado por Israel de ser antissemita desde que convocou um boicote cultural ao país

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles
Foto colorida mostra Paulo Miklos, Roger Waters, Lula e Janja - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida mostra Paulo Miklos, Roger Waters, Lula e Janja - Metrópoles - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

O governo de Israel acompanhou o encontro de Lula com o cantor Roger Waters. Mas, após sucessivos desentendimentos com o Itamaraty, preferiu não manifestar opinião contundente sobre a reunião ocorrida na segunda-feira (23/10), no Palácio do Planalto.

A coluna questionou o embaixador de Israel no Brasil, Daniel Zonshine, sobre eventuais constrangimentos que o encontro poderia trazer para a relação entre os países. Zonshine respondeu com uma fina ironia diplomática. “Cada um tem gostos musicais diferentes”, disse.

O embaixador não se furtou, contudo, a declarar que Waters tem “posicionamentos políticos antissemitas conhecidos”.

O fundador do Pink Floyd é acusado de antissemitismo desde que convocou um boicote cultural contra Israel. Defensor da causa palestina, Waters está há anos tentando convencer artistas a não se apresentarem no país. Caetano Veloso e Gilberto Gil foram alguns dos nomes que receberam — e ignoraram — cartas de Waters com essa motivação.

O Itamaraty chamou Zonshine para uma conversa, no último dia 18, e manifestou incômodo com as declarações que o diplomata fez sobre a atuação do Brasil no conflito entre Israel e Hamas. O embaixador também havia insinuado que o PT apoiava o Hamas.

Zonshine optou por contemporizar o ocorrido. “Não temos problemas com o governo brasileiro, temos diferenças de definições. As relações [entre os países] não mudaram. Nada assim ocorreu”, afirmou o diplomata. “Temos diferenças de opinião sobre o que é o Hamas. Ao nosso ver, o Hamas é um grupo terrorista e não existem outras definições ou palavras para serem usadas.”

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?