O que é debênture-fut, mecanismo usado pelo Atlético-MG para abater dívida
Atlético-MG foi o primeiro clube do Brasil a usar o mecanismo, criado pela lei da SAF, em 2021
atualizado
Compartilhar notícia
O Atlético-MG comunicou ao mercado, na sexta-feira (27/8), que iniciou a oferta pública de distribuição de debêntures-fut. O clube, através da Sociedade Anônima do Futebol (SAF), pretende arrecadar R$ 105 milhões para o pagamento de dívidas de curto prazo e abater o montante total, que hoje é de R$ 1,3 bilhão.
As debêntures são títulos de dívidas que geram crédito a quem os compra. Porém, só pode acessar essa ferramenta quem já é investidor profissional. No caso do Atlético-MG, o crédito será o CDI mais 3,5% ao ano. As amortizações começam em 25 de março de 2025 e acontecerão em 31 parcelas mensais.
No caso específico das debêntures fut, que foi o mecanismo escolhido pelo clube, os valores só podem ser gastos com as dívidas e atividades da própria SAF. Essa modalidade foi criada quando a Lei da Sociedade Anônima do Futebol foi promulgada, em 2021.
Até então, nenhum time havia procurado a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) para emitir quaisquer títulos. A autarquia, inclusive, há um ano divulgou um parecer de orientação ao mercado para instruir clubes e investidores a investirem.
Conforme a coluna publicou, no mercado há a expectativa de que já em 2025 algum clube brasileiro faça um IPO. Será o primeiro na história do país.