metropoles.com

O que a fundação do PT sugeriu para Lula na segurança pública

Grupo da Fundação Perseu Abramo trabalha em três sugestões principais à campanha de Lula

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Luiz Inácio Lula da Silva, 35º presidente do Brasil. Ele tem cabelos brancos e barba branca - Metrópoles
1 de 1 Luiz Inácio Lula da Silva, 35º presidente do Brasil. Ele tem cabelos brancos e barba branca - Metrópoles - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O grupo da Fundação Perseu Abramo, do PT, que trata da segurança pública tem trabalhado em pelo menos três principais propostas à campanha de Lula, que nesta sexta-feira (8/4) recebeu do PSB a indicação de Geraldo Alckmin como vice.

As sugestões centrais são a criação de carreira única para a Polícia Civil e a Polícia Militar nos estados, a desmilitarização das Polícias Militares, e o combate ao racismo estrutural dentro das corporações. Para viabilizar esse plano, um eventual governo Lula teria de fazer uma articulação intensa com Congresso, estados e municípios.

O grupo de segurança pública na Fundação Perseu Abramo, braço programático do PT, tem poucos policiais. Um deles é o policial civil licenciado e atual vereador de Porto Alegre Leonel Radde.

Radde afirmou que o núcleo também estuda programas mais amplos de segurança pública, que extrapolem a repressão a crimes. Uma iniciativa lembrada nessas discussões é o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), que no governo Lula buscou prevenir a criminalidade também com ações sociais, de educação e de cultura.

A coordenação da campanha de Lula dará a palavra final no plano de governo. O plano de governo de Lula está sob a batuta do presidente da fundação, o ex-ministro Aloizio Mercadante.

(Atualização às 11h25 de 10 de abril de 2022: Em nota, os coordenadores do grupo de segurança pública da Fundação Perseu Abramo, o dirigente petista Alberto Cantalice e o deputado federal Paulo Teixeira, afirmaram que não há decisão sobre carreira única para polícias ou desmilitarização. “O que se discute é a sua desvinculação do caráter de ‘força auxiliar’ das Forças Armadas”.)

Já leu todas as notas e reportagens da coluna hoje? Clique aqui.

Siga a coluna no Twitter e no Instagram para não perder nada.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?