O pote cheio de mágoa que influenciou Kassab no apoio a Tarcísio em SP
Kassab deu o troco no PT e em Rodrigo Garcia ao acertar o apoio do PSD para a candidatura de Tarcísio de Freitas em São Paulo
atualizado
Compartilhar notícia
Para além de apostar em uma vitória de Tarcísio de Freitas em São Paulo, Gilberto Kassab usou a aliança do PSD com o ex-ministro da Infraestrutura para dar o troco no PT e fustigar o governador Rodrigo Garcia.
Segundo relatos de diferentes interlocutores, Kassab gostaria de ter se tornado vice na chapa presidencial de Lula. A escolha por Geraldo Alckmin irritou o ex-ministro e foi um dos motivos para o PSD liberar seus diretórios na eleição para o Planalto em vez de apoiar o ex-presidente.
Além de escancarar a afinidade de quadros do PSD com Tarcísio, a aliança pode frustrar o plano do PT de eleger Fernando Haddad em São Paulo e pela primeira vez ocupar o Palácio dos Bandeirantes.
A história com Rodrigo Garcia é bem mais antiga. O atual governador surgiu na vida pública ao lado de Kassab, mas divergências acumuladas ao longo dos anos os tornaram desafetos. Com o apoio a Tarcísio, o PSD espera impedir Garcia de chegar ao segundo turno da eleição.
A derrota do PSDB em São Paulo é crucial para Kassab, que planeja turbinar a bancada de deputados paulistas para competir de igual para igual com os tucanos na eleição municipal de 2024. O PSD espera ultrapassar o partido de Garcia em número de prefeituras no próximo pleito.