metropoles.com

O pedido de senadores para a PEC das Drogas tramitar mais rápido

A PEC das Drogas seria votada nessa terça-feira (4/6) na CCJ, mas foi adiada após um pedido de vista da base governista

atualizado

Compartilhar notícia

Vinícius Schmidt/Metrópoles
Ricardo Salles durante CPI do MST
1 de 1 Ricardo Salles durante CPI do MST - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

Senadores da oposição pediram ao relator da PEC das Drogas na Câmara dos Deputados, o deputado Ricardo Salles, do PL de São Paulo, para não mudar nada no texto da proposta. A medida serviria para o texto tramitar mais rápido porque, se fosse alterado, teria que voltar para o Senado. A PEC das Drogas seria votada nessa terça-feira (4/6) na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), mas foi adiada após um pedido de vista da base governista.

Apesar do texto não ter sido alterado por Salles e de ter maioria favorável na CCJ, o projeto ficará parado por mais uma semana. O pedido de vista tem prazo de duas sessões do plenário principal da Câmara e deverá ser retomado na próxima quarta-feira (12/6).

No plenário da comissão, Salles disse que gostaria de ter proposto um texto substitutivo para retirar a garantia de “tratamento diferenciado” do usuário para o traficante.

De autoria do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, a PEC foi apresentada no final de 2023 em reação à ação do STF que julga a descriminalização do porte de maconha, em pequena quantidade, para uso pessoal.

Na prática, o julgamento no STF define a quantidade mínima de maconha que alguém pode portar para ser considerado usuário, e não traficante. A PEC também pede a diferenciação dos dois, mas não define os critérios de diferença.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?